Voltar

Cultura

Antropocénica: primeiro encontro da série internacional terá lugar no Alentejo

Cultura

Antropocénica: primeiro encontro da série internacional terá lugar no Alentejo

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, organizam o primeiro encontro da série Antropocénica, a realizar em outubro deste ano, nas ruínas da Villa Romana de São Cucufate, no concelho de Vidigueira. 

Antropocénica é uma série internacional de encontros que “emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação”. 

A DRCAlentejo informa que se encontram a decorrer, até ao próximo dia 3 de abril, o prazo de inscrição para apresentação de propostas de comunicação no âmbito deste encontro, onde se pode consultar mais informação sobre a iniciativa. 

Durante os três anos de Antropocénica, serão entrevistados elementos que integram a respetiva Comissão Científica e convidados, sobre os temas, eixos, conceitos e atividades culturais no contexto de realização desta série internacional de encontros.  

De acordo com comunicado as entrevistas serão gravadas em áudio e editadas como episódios de três temporadas de podcasts (2022, 2023 e 2024). O primeiro podcast, com a entrevista ao fotógrafo e fotojornalista Lalo de Almeida, no Teatro Oficina, em São Paulo, inaugura a primeira temporada de podcasts e já pode ser ouvido no website de Antropocénica. 

Lalo de Almeida, premiado em 2021 pelo W. Eugene Smith Memorial Fund, é autor das imagens que serão expostas no evento artístico-cultural TransAmazónias: Zonas Imaginárias, em outubro de 2022, nas Ruínas da Villa Romana de São Cucufate. 

Esta iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Vidigueira e do Institute for Gender, Race, Sexuality and Social Justice da UBC- University of British Columbia e o apoio cultural de Nômade - Arte e Editoria. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.