Voltar

Atualidade

Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração reabre no dia 24 deste mês

Atualidade

Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração reabre no dia 24 deste mês

A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, vai reabrir ao público, no próximo dia 24, depois de obras de reabilitação e conservação. A reabertura fica marcada pela realização de um concerto com o Ensemble Intempore.

Assinalar a reabertura desta igreja é o objetivo da realização deste concerto depois das obras de reabilitação que visaram a recuperação da cobertura e da fachada do imóvel. No interior os trabalhos consistiram na pintura de paredes e tetos.

No decurso do acompanhamento arqueológico da empreitada de reabilitação foram postos a descoberto parcelas de parede com pintura mural, quer na capela-mor quer na nave da igreja. Devido ao aparecimento destes vestígios de pintura decorativa foram deixadas algumas “janelas de inspeção” que permitem observar aquilo que foi descoberto, explica a nota de imprensa da autarquia.

Esta intervenção realizada na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração resultou de um protocolo de colaboração assinado, em setembro de 2020, entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, segundo o Município.

O investimento rondou os 619 mil euros, valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.

"A Câmara Municipal de Moura recorda que a primeira construção da Igreja de Santo Aleixo da Restauração é datada de 1626, segundo data gravada no pórtico lateral. Em 1644, serviu de refúgio para a população, devido aos ataques das tropas castelhanas, tendo acabado por ser destruída. Foi reedificada em 1863, mas em 1704 ficou seriamente danificada durante a Guerra da Sucessão de Espanha. Em 1734 foi, novamente, reedificada tendo passado de uma estrutura de três naves para uma nave única, mantendo-se a capela-mor. A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração apresenta uma fachada onde sobressai um nicho e a torre sineira", pode ler-se no documento enviado à nossa redação.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.