Voltar

Saúde

Isolamento em pandemia pode ter evitado o aumento de suicídios

Saúde

Isolamento em pandemia pode ter evitado o aumento de suicídios

O facto das pessoas em isolamento terem ficado mais próximas e vigilantes pode ter contribuído para a diminuição do número de suicídios. A atenção dada à saúde mental foi “o único efeito colateral” positivo da pandemia covid-19 a nível nacional e internacional.

 A pandemia trouxe quadros depressivos, mas para muitas famílias foi também sinónimo de uma proximidade física forçada pelos isolamentos, que garantiu que se vigiassem umas às outras, controlando um possível aumento de suicídios, segundo o investigador Adalberto Dias de Carvalho.

“Uma análise feita pela investigadora Luísa Loura da Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, para a Lusa indica que entre 2016 e 2019, último ano para o qual há dados disponíveis, revela que os distritos com maior taxa de suicídios nos últimos quatro anos foram Évora, Beja e Faro.

“As temáticas do suicídio podem e devem ser faladas, a questão é a maneira como falamos delas”, disse em entrevista à agência Lusa Ana Matos Pires, membro da Coordenação Nacional das Políticas para a Saúde Mental, em particular da área do suicídio.

A psiquiatra Ana Matos Pires defende que a atenção dada à saúde mental foi “o único efeito colateral” positivo da pandemia de covid-19 a nível nacional e internacional.

 “Há um círculo de pessoas que são afetadas quando alguém se suicida”, sustentou a também diretora da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e coordenadora regional da Saúde Mental do Alentejo.

Apesar de “uma percentagem enormíssima” dos suicídios acontecer no contexto de uma perturbação mental e, em particular, de uma perturbação depressiva, a psiquiatra esclareceu que o suicídio não é uma doença, mas sim um comportamento.

Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica.

A Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio pretende mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, aumentar a literacia em saúde mental e lutar contra o estigma e incentivar ao pedido de ajuda às pessoas em risco para reduzir o número de suicídios em Portugal.

“A melhor estratégia de combate ao suicídio é a sua prevenção”, defendeu Ana Matos Pires, frisando que, “como comportamento humano que é, o suicídio nunca será igual a zero”, devendo apostar-se no diagnóstico e no tratamento atempado e eficaz da perturbação depressiva para diminuir este fenómeno.

 

 Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.