Voltar

Agricultura

Herbologia é tema de simpósio nacional, no Instituto Politécnico de Beja

Agricultura

Herbologia é tema de simpósio nacional, no Instituto Politécnico de Beja

Foto: Luís Pedro Rosário

O "IV Simpósio Nacional de Herbologia" e o "XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh)" têm lugar no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) a partir de hoje e até sexta-feira, dia 19. Os eventos são organizados pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), IPBeja, Instituto Superior de Agronomia (ISA), Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias (SCAP) e a Sociedad Española de Malherbologia (SEMh).

Sob o lema "Renaturalização da Agricultura”, o congresso centra-se nos objetivos da União Europeia para a agricultura até 2050, com destaque para a agroecologia. A diminuição da biodiversidade, as alterações climáticas e a pressão sobre os rendimentos dos agricultores são alguns dos exemplos.

O simpósio conta com 70 comunicações técnico-científicas, onde são abordados os estudos relacionados com o setor agrícola, bem como outros, "graças ao trabalho desenvolvido por um alargado número de equipas de investigadores e técnicos, sobretudo espanhóis, portugueses e italianos. Este evento científico promove também a participação de jovens investigadores, estudantes em formação avançada e associações de agricultores, permitindo conhecer os problemas atuais e os avanços na sua resolução ou mitigação", refere o IPBeja em comunicado enviado às redações.

A primeira sessão centra-se na temática “às Estratégias eco-innovadoras e Serviços Ecosistémicos”. Paolo Barbéri, professor catedrático da Universidade de Pisa é o orador convidado. A segunda palestra é conduzida por José Manuel Peña, investigador no Conselho Superior de Investigação Científica de Madrid e é dedicada à gestão de infestantes em agricultura de precisão; A terceira sessão temática realiza-se no dia 18 e tem como tema “ao controlo químico e à resistência aos herbicidas”.

O orador é António Marques Mexia, professor catedrático da Universidade de Lisboa. A quarta e última sessão tem lugar no dia 19. Nesta palestra são discutidos vários assuntos relacionados com as áreas da biologia e da agroecologia de infestantes. José Luis Andujar, investigador principal no Instituto de Agricultura Sostenible de Córdoba, professor convidado na Universidade de Buenos Aires e membro Honorário da “Weed Science Society of America” é o orador desta palestra.

Nas quatro sessões são apresentados os trabalhos de investigação na área da herbologia, que engloba diversas culturas agrícolas (arvenses, vinha, arroz, olival) em sistemas agroflorestais.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.