Voltar

Política

PCP quer avanço urgente de remodelação e ampliação do Hospital de Beja

Política

PCP quer avanço urgente de remodelação e ampliação do Hospital de Beja


O PCP propõe medidas concretas para as obras de remodelação e ampliação do hospital de Beja. O projeto de resolução já foi entregue na Assembleia da República e, com o mesmo, o PCP espera uma posição definitiva do Governo sobre esta matéria.

O PCP justifica a sua proposta por este ser um problema que se arrasta há quase 46 anos. A situação, de acordo com o PCP, “agudizou-se” e, atualmente, verifica-se “a continuada falta de profissionais e de meios para a prestação do serviço público, assim como uma a fragilização dos cuidados primários de saúde”.

No encontro com os jornalistas, João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, reforçou a necessidade de se continuar a investir nos profissionais de saúde para o hospital de Beja.

Atribuir ao Conselho de Administração do hospital de Beja a competência para, mais rapidamente, dar início ao processo; definir um cronograma para a empreitada, que garanta a abertura do concurso público em 12 meses; definir o faseamento da construção; mobilizar fundos comunitários para a obra e criar um mecanismo, através de meios eletrónicos, de acesso público dos cidadãos a toda a informação sobre o procedimento são as 5 medidas que o PCP apresenta no projeto de resolução, tal como revela João Dias.

Neste contexto, João Dias recordou que existem, há largos anos, investimentos contemplados para o hospital de Beja que nunca foram concretizados, na ordem dos 25 milhões de euros, montante que considera insuficiente para as necessidades atuais do equipamento.

Perante este quadro, João Dias, reforça “a justeza da remodelação e ampliação do hospital de Beja e da melhoria das atuais condições da unidade hospitalar”, estando previsto “a melhoria de várias instalações técnicas, imagiologia, internamento e adequação de valências, entre elas, consultas externas, gastroenterologia, urgência hospitalar, urgência pediátrica, patologia clínica, imunohemoterapia, bloco operatório, unidade de cuidados intensivos e criação de heliporto”.

O deputado eleito por Beja revelou,ainda, que o PCP “vê o Alentejo como um todo” e afirmou que o Hospital Central, em Évora, é uma mais-valia, não entrando em conflito com a necessidade da ampliação do hospital de Beja. O deputado espera agora, que os outros grupos parlamentares acompanhem o PCP, votando favoravelmente neste projeto de resolução.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.