Voltar

Sociedade

Legislativas 2024: voto antecipado para eleitores em mobilidade e no estrangeiro

Sociedade

Legislativas 2024: voto antecipado para eleitores em mobilidade e no estrangeiro

Foto: Portal do Eleitor

Se está em mobilidade ou no estrangeiro pode exercer o seu direito de votar nas legislativas de 2024. De acordo com o mapa calendário da Comissão Nacional de Eleições (CNE), os eleitores nestas circunstâncias devem manifestar essa intenção de acordo com as datas definidas no Portal do Eleitor.

Se é eleitor, recenseado em território nacional pode exercer o seu direito de voto antecipadamente, no sétimo dia anterior ao dia das eleições, no domingo anterior ao das eleições, ou seja, no dia 3 de março, numa mesa de voto por si escolhida. Existirá uma mesa de voto antecipado em cada Município do continente e das regiões autónomas. Para tal, deverá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, através da Plataforma Eletrónica ou por via postal à administração eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia da eleição. Nesta situação o prazo termina a 29 de fevereiro.

Se está inscrito no recenseamento eleitoral português em território nacional e se encontra deslocado no estrangeiro, por imperativo decorrente das suas funções profissionais, ou em tratamento, e por esse motivo está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, pode votar nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiro, entre o 12.º e o 10.º dia anteriores ao dia da eleição. Para estas situações, o prazo termina no dia 29 de fevereiro.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.