Voltar

Ambiente

Lince-ibérico 2022 com mil e seiscentos exemplares em 15 núcleos populacionais

Ambiente

Lince-ibérico 2022 com mil e seiscentos exemplares em 15 núcleos populacionais


Os resultados do censo de lince-ibérico realizado em 2022 em Espanha e em Portugal, divulgados pelos dois países, apontam para um total de mil e 668 exemplares na Península Ibérica.

Em Espanha, o número é de mil e 407 indivíduos (84,3 por cento) e em Portugal de 261 indivíduos (15,7 por cento) dos quais 175 são indivíduos adultos ou subadultos.

Em 2022, "o censo conduzido pelas autoridades ambientais competentes - com a colaboração de organizações não governamentais que apoiam as atividades de monitorização e conservação da espécie -, registou 15 núcleos populacionais reprodutores de lince-ibérico, dos quais 14 existem em Espanha (seis núcleos na Andaluzia, quatro em Castela-La Mancha e quatro na Estremadura - e um núcleo em Portugal".

Com um núcleo de reprodução localizado no Sul do País, designado por Vale do Guadiana, dividido em três subnúcleos (Mértola e Serpa no Alentejo, e o de Alcoutim no Algarve), Portugal possui atualmente 49 fêmeas reprodutoras na natureza, que geraram 86 crias durante a temporada de 2022.

“Desde o início do século XXI, várias iniciativas de conservação foram postas em prática, destacando se os diversos projetos LIFE desde 2002 até ao presente, bem como o desenvolvimento da reprodução em cativeiro no âmbito do programa de conservação ex situ. Graças a esses esforços de conservação, a população de lince-ibérico atingiu em 2020 a marca de mil exemplares e continua a aumentar também em relação à sua área de distribuição nos anos antecedentes”, é referido na nota de imprensa enviada à nossa redação.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.