Voltar

Atualidade

Mais de 60 planos locais para integrar migrantes apoiados em Portugal

Atualidade

Mais de 60 planos locais para integrar migrantes apoiados em Portugal


Mais de 60 planos locais para a integração de migrantes em cerca de 45 municípios portugueses já foram financiados pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Desde 2015, quando o FAMI foi lançado, “já foram financiados um total de 62 planos em cerca de 45 municípios, isto porque alguns, como é o caso de Odemira, têm vindo a renovar os seus planos municipais”, disse a alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira. 

Atualmente, há 25 planos em implementação, acrescentou a responsável, que falava numa conferência sobre acolhimento e integração de migrantes, na vila de Odemira, no distrito de Beja. 

Sónia Pereira destacou a elaboração dos planos locais para a integração de migrantes por parte dos municípios, “no âmbito da abordagem nacional”, que “tem estimulado a definição e implementação de respostas locais específicas e ajustadas a cada contexto”. 

Segundo a responsável, desde 2015, o concelho de Odemira “tem vindo a formular estes planos locais, o que reflete também o compromisso deste município com uma gestão integrada e ativa das migrações no seu território”. 

“Habitualmente”, a elaboração e a implementação daqueles planos “conta também com a existência” de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), o que “favorece uma abordagem integrada” das migrações. 

Nos últimos dois anos, o CLAIM de Odemira, que funciona em parceria com TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, realizou “cerca de 3.000 atendimentos”, a maioria, “mais de 70%”, a homens. 

Este dado “reflete o padrão migratório” no concelho de Odemira, onde, entre os imigrantes, predominam “as nacionalidades do sul da Ásia”, como a indiana e a nepalesa, disse Sónia Pereira. 

As principais questões abordadas nos atendimentos relacionaram-se com a permanência em Portugal, o reagrupamento familiar, a Segurança Social e o trabalho, precisou. 

Segundo a responsável, a presença de imigrantes no concelho de Odemira, “em especial em grandes explorações agrícolas, implicou a adoção de respostas e medidas ajustadas” ao contexto da pandemia de covid-19. 

O Alto Comissariado para as Migrações colaborou na implementação daquelas medidas, integrando equipas de sensibilização para a covid-19, apoiando a testagem, a vacinação e as inspeções às habitações promovidas pelas entidades de saúde pública e na produção de informação em várias línguas e acessível para as várias comunidades migrantes. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.