Voltar

Saúde

Mais de um milhão de utentes sem médico de família

Saúde

Mais de um milhão de utentes sem médico de família

Os dados são do Portal da Transparência e dizem que em março deste ano mais de um milhão e 200 mil utentes estavam sem médico de família atribuído. A situação mais preocupante está na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM), em declarações à SIC Notícias, referiu que os salários limitam em muito aquilo que é a “mobilidade no País”, além de outras despesas, como rendas ou infantários para os filhos.

Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), indica que são muitos utentes para poucos médicos, frisando que em unidades com “carência maior” os médicos são “inundados de tarefas”, falando num “ciclo vicioso”. A situação pode agravar-se com a reforma de mil especialistas, prevista para este ano. Os médicos entendem que a solução passa por “valorização da carreira” e por “menos burocracia”. 

A Voz da Planície solicitou dados à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) sobre a realidade da sua área de abrangência. Está a aguardar resposta.

Sublinhe-se que, no início deste ano, o governo anunciou que tinham sido preenchidas 160 vagas num concurso com 235 vagas na área de medicina geral e familiar.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.