Voltar

Cultura

Exposição "Migrando para peito aberto" é proposta para Beja do Festival das Marias

Cultura

Exposição "Migrando para peito aberto" é proposta para Beja do Festival das Marias

A segunda semana de Festival das Marias, em Beja, começa nesta quinta-feira, 12, às 18h30, na Biblioteca Municipal José Saramago, com a inauguração da exposição "Migrando para peito aberto", da jornalista e fotógrafa venezuelana Adriana Ciccaglione.


"Migrando para peito aberto”  é a exposição fotográfica da autoria da jornalista ítalo-venezuelana Adriana Ciccaglione que surgiu no contexto da luta feminista em Sevilha em 2020. A jornalista propôs a exposição de imagens de seios femininos como corpos políticos e, nelas, captar a realidade que as mulheres vivem em todo o planeta. Participaram 24 mulheres espanholas, migrantes e racializadas, binárias e não binárias.

A estas fotografias são justapostas imagens das realidades pelas quais passam as mulheres nos territórios da América, África e Ásia. A técnica utilizada é a foto-elicitação que consiste: “na captura de uma fotografia, na sua projeção ou visualização e na intervenção dos participantes sobre a finalidade e conteúdo da imagem”, Torre e Murphy (2015).

As fotos dos países justapostos são: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Venezuela, Haiti, Honduras, Nicarágua, México, Índia, Marrocos, Nigéria, Saara, Palestina, China, Coreia do Sul, Irã, O Congo, Iraque, Afeganistão, Síria, Tunísia.

Algumas das fotos desses países foram cortesia de: José David Robles, Ricardo Marapacuto, Paula Álvarez, Caterina Iannini, Inés Palacios, Gisela Carmona (Jornal El Impulso); Paula Sebastián Gascón (Terra), Arturo Meléndez.

Nota: informação divulgada pela CADAC/Festival das Marias.

Na sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, Lorena Travassos, criadora da primeira livraria feminista portuguesa, a GRETA, dinamiza uma oficina de leitura na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Gouveia, para a comunidade, sobre Feminismo Decolonial.

Ainda nesta sexta-feira, 13, Adriana Ciccaglione dinamizará o workshop “A ferida interseccional” e o jantar desse dia será acompanhado com poesia erótica, na Dona Tengarrinha. O dia terminará no Divo’s Institute, com a performance “Eva”, do Kamala Teatro. Este grupo irá dinamizar depois às 15h00 de sábado, 14, o laboratório “Riso Obsceno Sagrado e Clown”, na Santa Casa da Misericórdia de Beja.

Às 17h30 de sábado, 14, será a vez da Lisa Ferro dinamizar o workshop “Ela estava a pedi-las - desconstruindo discursos em torno da violência contra as mulheres”, no Divo´s Institute.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.