Voltar

Agricultura

Medidas para combater perdas agrícolas e preço das matérias-primas

Agricultura

Medidas para combater perdas agrícolas e preço das matérias-primas

90 por cento do País está em seca severa ou extrema e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um novo agravamento da situação. Portugal e Espanha estiveram na União Europeia a pedir medidas para minimizar os efeitos deste flagelo na Península Ibérica. 

As medidas terão de responder às consequências da seca que já têm impacto nesta altura nas explorações agrícolas, assim como o elevado custo das matérias-primas com efeitos “graves” sobre as explorações pecuárias.

Entre as medidas pedidas pelos ministros a Bruxelas estão adiantamentos para outubro dos pagamentos diretos e das medidas de superfície no desenvolvimento rural.

Levantamento de algumas obrigações relativamente a, por exemplo, terrenos em pousio ou sobre áreas de maior sensibilidade e apoios financeiros diretos no âmbito do regulamento da organização comum dos mercados dos produtos agrícolas e do programa relativo aos impactos financeiros da pandemia, que seria alargado à seca, também fazem parte das perspetivas.

A possibilidade de ser utilizado um fundo de solidariedade europeu está “em cima da mesa”, mas significaria também um agravamento acentuado da situação de seca.

Os dados dizem, segundo o IPMA, que o valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 01 de outubro 2021 a 15 de fevereiro de 2022, corresponde a 39 por cento do valor normal.

“Até à data, 2021/22 é também o ano hidrológico mais seco quando comparado com os outros anos de seca meteorológica”, sublinha.

Quanto a temperaturas, o IPMA revela que na primeira quinzena de fevereiro os valores de temperatura máxima do ar foram “quase sempre superiores ao valor normal mensal”, realçando o dia 02 e o período de 07 a 11, com valores médios no continente próximos de 20°C.


Foto: Expresso.

Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.