Voltar

Sociedade

Milfontes tem Centro de Interpretação dos Charcos Temporários

Sociedade

Milfontes tem Centro de Interpretação dos Charcos Temporários


No sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes, é hoje inaugurado, às 10.00 horas, o Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano.

Esta iniciativa, junta a autarquia de Odemira e a LPN-Liga de Proteção da Natureza, decorre do projecto LIFE Charcos e tem por objectivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.

Em nota de imprensa, o município de Odemira afirma que os Charcos Temporários Mediterrânicos que ocorrem na Costa Sudoeste de Portugal são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural e que é na Costa Sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional, a intensificação da agricultura industrializada e o turismo constituem um dos principais factores de declínio deste habitat.

A flora e fauna que ocorrem nos Charcos Temporários são muito específicas e adaptadas à alternância de condições extremas, de encharcamento ou secura, de acordo com a altura do ano, uma vez que os charcos temporários são zonas húmidas em que a permanência da água depende da precipitação anual e das condições hidrogeológicas locais. Os charcos representam um habitat essencial para a reprodução de anfíbios, sendo este o único habitat de água doce no qual se encontram quase todas as espécies de anfíbios da região.






PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.