Voltar

Agricultura

"Ministra da Agricultura tem de perceber que agricultores não vão aguentar", frisa FAABA

Agricultura

"Ministra da Agricultura tem de perceber que agricultores não vão aguentar", frisa FAABA

Na semana em que a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) se vai reunir para decidir as ações a realizar em defesa dos "homens da terra", o presidente da Direção, Rui Garrido, fala na Voz da Planície sobre as ajudas que não chegam e dos impactos da seca e do aumento dos combustíveis na vida de quem produz. Assegura que "a ministra da Agricultura tem de perceber que os agricultores não vão aguentar".

"A seca continua e as chuvas são irregulares, na prática o território continua em seca extrema e as ajudas prometidas continuam a faltar, não chegam deixando os agricultores numa situação aflitiva", começa desde logo por deixar claro Rui Garrido.

O presidente da Direção da FAABA garante que "há falta de alimento para o gado e quando se conseguem encontrar palhas e fenos os preços são demasiado caros para serem suportados pelos criadores".

Rui Garrido revela que "há explorações que já desapareceram e outras que estão neste caminho", alertando para o facto de que a ministra da tutela tem de perceber "as dificuldades que os agricultores estão a enfrentar" e revelando que a FAABA tem um encontro marcado para esta semana para decidir o que fazer para ajudar quem vive da produção.

Rui Garrido deixa, também, uma palavra de preocupação relativamente ao aumento do preço do gasóleo, que segundo este dirigente está a "ter um impacto negativo na sustentabilidade das explorações".

Para o presidente da Direção da FAABA este "é mais um fator de produção a aumentar quando aquilo que os agricultores produzem, os seus produtos, não aumentam, tirando o azeite que encareceu tanto que há pessoas que estão a deixar de o comprar".

Rui Garrido lembra que se "o preço do gasóleo sobe como consequência o preço dos produtos deveria aumentar igualmente, mas isso não se tem verificado".


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.