Voltar

Saúde

Movimento de utentes com concentrações em cinco zonas do país em defesa do SNS

Saúde

Movimento de utentes com concentrações em cinco zonas do país em defesa do SNS

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) vai promover concentrações, na quarta-feira, junto de hospitais e centros de saúde em cinco zonas do país, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Todos os dias ouvimos casos de maternidades e urgências que fecham, mas estes problemas já vêm de há muitos anos porque não tem havido investimento suficiente no SNS”, afirmou à agência Lusa Cecília Sales, da direção nacional do MUSP.

Estas ações de protesto vão realizar-se “em defesa do SNS, porque é uma conquista de Abril e um sistema de saúde de excelência no mundo”, e para exigir ao Governo mais investimento em “recursos humanos e equipamentos”, sublinhou.

Além disso, assinalou Cecília Sales, “não têm sido resolvidos os problemas das carreiras e as diferenças salariais dos profissionais de saúde, que depois emigram ou vão para o setor privado, onde têm remunerações mais elevadas”.

As concentrações promovidas pelo MUSP estão marcadas para junto de unidades de saúde de Lisboa, Aveiro, Santarém, Santiago do Cacém (Setúbal) e São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves (Faro).

Uma das iniciativas realizou-se, a partir das 10h00, junto ao Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, sede da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que gere a unidade hospitalar e os centros de saúde e extensões da região.

Também em declarações à Lusa, o porta-voz da coordenadora das comissões de utentes do litoral alentejano, Dinis Silva, disse que na ação haverá intervenções para “denunciar os problemas e apontar soluções”, seguindo-se a votação de um manifesto.

“Se for aprovado, o manifesto será enviado para os diversos organismos do Estado, Presidente da República, Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e ULSLA”, adiantou.

Segundo Dinis Silva, no litoral alentejano, que abrange os concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Odemira, com mais de 100 mil habitantes, “os problemas são mais que muitos” no setor da saúde.

“Não temos a valência de enfermeiro de família e há cerca de 14 mil utentes sem médico de família”, indicou, realçando que o Hospital do Litoral Alentejano deixou de ter, recentemente, consulta de pediatria.

Por outro lado, o responsável referiu que só “há um médico cardiologista para os cerca de 100 mil utentes” da região, considerando “inadmissível” que exista apenas um clínico desta especialidade “para toda a população”.

“Há também várias especialidades com os tempos de espera muito elevados”, mas “o máximo dos máximos é a oftalmologia”, em que “a consulta tem um tempo de espera de cerca de 300 dias”, vincou o porta-voz.

Entre outras dificuldades, Dinis Silva apontou a carência de enfermeiros na região, salientando que “faltam cerca de 100 enfermeiros no hospital e nos centros de saúde para os serviços funcionarem com a regularidade devida”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.