Voltar

Sociedade

Muda_TT+ desafia jovens e instituições a pensar o território

Sociedade

Muda_TT+ desafia jovens e instituições a pensar o território

Foto: Voz da Planície

O projeto Muda o Teu Território+ lança um desafio de empreendedorismo e inovação social e foi apresentado, na Casa do Alentejo, em Lisboa, numa iniciativa que contou com a presença de 70 alunos e diversas individualidades.

Este projeto tem como propósitos a valorização do meio rural e a aproximação ao setor primário, à agricultura, pecuária, floresta e agroindústria e é composto por um conjunto de parceiros que inclui a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA), o Agroturismo Xistos, a ACOS -Associação de Agricultores do Sul, a Empresa de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, a Herdade Vale da Rosa e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul.

O Muda_TT+ sugere um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, envolve a participação de jovens e crianças nas escolas, em ambiente agrícola e rural, através das quais pretende acrescentar ferramentas que os sensibilizem para a temática da ruralidade. São abrangidas várias escolas básicas e secundárias do Baixo Alentejo, alunos do Instituto Politécnico de Beja e ainda escolas da zona da grande Lisboa.

Neste âmbito foi feita uma pré-apresentação do projeto, no passado dia 19, no Agroturismo Xistos e, no passado dia 24, em Lisboa. Na capital do País participaram alunos das escolas de Beja e Cascais, durante a manhã, assim como diversas individualidades, em representação dos parceiros, na parte da tarde, na apresentação formal do projeto. O programa terminou com a participação de um grupo coral da diáspora.

O desafio, colocado como ponto de partida, aos alunos que já estão envolvidos, e que irá ser feito aos cerca de 700 que a IISBA quer alcançar, é a identificação de um problema social, ligado à agricultura e ao mundo rural, num processo de reflexão e de partilha que vai despoletar todos os outros passos tendentes ao empoderamento dos participantes na descoberta de novas formas de empreendedorismo social e de valorização das atividades do campo, exercício que os 70 discentes que estiveram na Casa do Alentejo, em Lisboa, resolveram com sucesso.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.