Voltar

Atualidade

Jornadas Europeias do Património Cultural celebradas em Beja e noutros concelhos do distrito

Atualidade

Jornadas Europeias do Património Cultural celebradas em Beja e noutros concelhos do distrito

O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, associa-se à celebração das Jornadas Europeias do Património Cultural, (JEP), com a organização de visitas guiadas ao centro histórico de Beja. Ainda na capital de distrito pode assistir também nesta sexta-feira, 22, à conferência "A Produção Agrícola nas Colónias Romanas", no Núcleo Museológico do Sembrano. Os concelhos de Serpa e Vidigueira também têm atividades marcadas no âmbito destas comemorações para hoje, 22 de setembro, e amanhã, 23.

A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional das JEP, com a participação das entidades e pessoas que a ela se associam, pretende "sensibilizar as comunidades, de forma inclusiva, para a importância do conhecimento, da proteção e da incorporação do património no nosso quotidiano como uma realidade dinâmica e voltada para o futuro".

O Museu Rainha Dona Leonor sugere, neste âmbito, a realização de duas visitas guiadas ao centro histórico da cidade, a primeira foi ontem e a segunda tem lugar nesta sexta-feira, 22,  porque “o passado é preservado na memória coletiva, bem como os acontecimentos e saberes que fazem parte da história da comunidade", é frisado.

O Largo da Conceição é o ponto de encontro da visita de hoje, 22 de setembro, e começa às 18h00. A visita é gratuita mas carece de inscrição prévia.

Ainda na capital de distrito, no Núcleo Museológico do Sembrano, realiza-se hoje, 22 de setembro, às 21h30, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, a conferência "A Produção Agrícola nas Colónias Romanas: Pax Iulia e os avanços no conhecimento da Villa de Pisões", por Pedro Trapero Fernández, arqueólogo, que está afazer a análise do território e da paisagem da época romana, bem como em agricultura e viticultura antigas, no âmbito do seu doutoramento.

Hoje, 22 de setembro, e até domingo, 24, realizam-se as Jornadas Europeias do Património, no Município de Serpa com a iniciativa “Era assim no meu tempo”, uma recriação de jogos populares. Amanhã, 23 de setembro, entre as 10h00 e as 12h00, as atividades são no Campo de Jogos próximo do Mercado Municipal e abertas a todos os interessados.

Realizam-se, também, visitas guiadas à Torre do Relógio nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, das 10h00 às 11h30 e das 15h00 às 16h30. As visitas, livres, não requerem inscrição prévia, contudo serão limitadas a seis pessoas cada e terão a duração de 30 minutos, revela a Câmara de Serpa.

No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Vidigueira organiza um programa com diversas iniciativas, a decorrer a partir de hoje, 22 de setembro, e até ao final deste mês.

Do programa, a Câmara de Vidigueira destaca a apresentação do projeto “Adição de uma camada digital à exposição permanente” (realidade aumentada) integrado no Museu Municipal e marcada para este sábado, 23, pelas 15h00.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.