Voltar

Ambiente

Nova plataforma apoia proprietários de montado em Portugal e Espanha

Ambiente

Nova plataforma apoia proprietários de montado em Portugal e Espanha

O projeto Life Montado-Adapt, coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), desenvolveu uma ferramenta digital de apoio à decisão dos proprietários de Montados de Portugal e Espanha, que será disponibilizada a partir de hoje, data em que se assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. 

O montado é um sistema agroflorestal seminatural que ocupa uma grande parte do território do sudoeste da Península Ibérica, sobretudo na região do Alentejo e nas regiões espanholas da Andaluzia e Extremadura, relembra a ADPM.  

O equilíbrio natural deste ecossistema depende de uma correta gestão e exploração sustentável dos seus recursos naturais. A ADPM ressalta que estes sistemas têm vindo a sofrer alterações na sua forma de gestão, como consequência de alterações tecnológicas e socioeconómicas que têm impulsionado o abandono ou a intensificação das áreas de montado, que conduzem, por sua vez, à sua degradação. 

A esta situação pouco favorável juntam-se as alterações climáticas, um dos maiores problemas atuais que afetam este ecossistema, sendo a adaptação da sua gestão o maior desafio para manter o equilíbrio e a sustentabilidade dos montados.  

A plataforma lançada hoje tem como objetivo apoiar os gestores dos montados para que estes se tornem agentes de adaptação. Com esta nova ferramenta o agricultor faz um diagnóstico ao seu montado e obtém a indicação das medidas de adaptação a aplicar.  

De acordo com a informação revelada, para cada medida de adaptação é dado um conjunto de informações, como a forma de implementar, a razão da sua aplicação, o contributo da medida para a adaptação às alterações climáticas, ou a avaliação do seu custo, entre outras informações.  


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.