Voltar

Cultura

Nova rubrica “Falares e Ditarenhos do Alentejo” com assinatura de Luís Miguel Ricardo

Cultura

Nova rubrica “Falares e Ditarenhos do Alentejo” com assinatura de Luís Miguel Ricardo


Luís Miguel Ricardo assina a nova rubrica da Voz da Planície “Falares e Ditarenhos do Alentejo”. O novo espaço tem o nome do livro que reúne expressões, ditados e palavras que só se dizem no Alentejo e é para acompanhar, todas as semanas, na Voz da Planície, a partir de segunda-feira, dia 15.

Há 10 anos que Luís Miguel Ricardo, e uma vasta equipa, começaram a reunir informação, e a tratá-la de forma científica, para este livro “Falares e Ditarenhos do Alentejo”. A Voz da Planície lançou, entretanto, o desafio a Luís Miguel Ricardo e nos próximos meses vai poder ouvir, todas as semanas, na nossa estação, uma palavra/ditarenho/expressão do Alentejo, saber se conhece, ou não, o seu significado e ouvir o autor a explicar o que quer dizer. A rubrica arranca já na próxima segunda, dia 15, e nesta primeira temporada são reveladas 20 palavras que contam, igualmente, a história de um protagonista criado pelo autor para este efeito.

Luís Miguel Ricardo é natural de Ferreira do Alentejo. Licenciado em Filosofia da Cultura, pós-graduado em Ciências Criminais e Mestre em Ciências da Educação. Luís Miguel Ricardo é presidente da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo e explica como tudo vai ser feito nesta nova rubrica da Voz da Planície.

A partir de segunda, dia 15, fique atento à emissão e às redes sociais da Voz da Planície para conhecer as palavras e saber como, também, pode dar o seu contributo neste desafio, que divulga e preserva a oralidade de todo o Alentejo.

Sobre a obra "Falares e Ditarenhos do Alentejo":

Trata-se de um projeto editorial que procura, de uma forma informal e bem-disposta, preservar e promover a tradição dos falares do Alentejo. A obra, de 240 páginas, contém um dicionário de falares (4050 entradas e 6000 significados); ditarenhos (361 ditos / ditados); artigos explicativos de ícones do Alentejo (19 artigos); e uma narrativa demonstrativa da utilização prática do vocabulário alentejano. Falares e Ditarenhos do Alentejo é o resultado de sete anos de pesquisa, recolha, seleção e catalogação de termos, expressões e histórias do património linguístico alentejano, e no qual participaram centenas de colaboradores espalhados por toda a região.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.