Voltar

Atualidade

O aumento das desigualdades coloca a paz em causa, diz Presidente da República

Atualidade

O aumento das desigualdades coloca a paz em causa, diz Presidente da República

O Presidente da República adverte que há “várias Odemiras” espalhadas pelo País que necessitam de atenção e que o aumento das desigualdades coloca a paz em causa.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que surgiram denúncias de imigrantes em Odemira a viver em condições deploráveis e “acorrentados” a redes de tráfico humano. Odemira tem uma das maiores comunidades de imigrantes do País, que, entre outras ocupações, trabalham na agricultura. E que também houve denúncias de comportamentos abusivos por parte de elementos da Guarda Nacional Republicana de Odemira contra imigrantes.

“De cada vez que aumentam as desigualdades a paz sofre, de cada vez que aumenta a pobreza a paz sofre, de cada vez que há mais (pessoas) a cair em risco de pobreza a paz sofre, o que quer dizer que com as crises não é apenas a pobreza, a desigualdade, a injustiça, que aumenta, é a paz que fica em causa”, advertiu Marcelo Rebelo de Sousa, durante a cerimónia de entrega da vela da Cáritas Portuguesa, intitulada “Dez Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O chefe de Estado apelidou os últimos três anos de “muito maus”, 2020 e 2021 com o mundo a braços com a pandemia, que “agravou desigualdades” e “congelou a vida das pessoas” e 2022 com a invasão russa da Ucrânia e as consequências sócio económicas do conflito.


PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Discos

Apple Music revela os 100 melhores álbuns de sempre

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.