Voltar

Cultura

Jovem bejense João Carvalho venceu concurso “Uma carta de amor a José Saramago”

Cultura

Jovem bejense João Carvalho venceu concurso “Uma carta de amor a José Saramago”

João Carvalho é de Beja, tem 25 anos, e está muito satisfeito com a sua mais recente conquista, ganhou o primeiro lugar no concurso “José e Pilar” - “Uma carta de amor a José Saramago".

Este concurso foi promovido, em parceria, pela Comunidade Cultura e Arte, Fundação José Saramago e Jumpcut. João Carvalho ficou em primeiro lugar e viu, e ouviu, a sua carta lida por Gregorio Duvivier.

João Carvalho ganhou, ainda, o prémio mais apetecido, uma viagem a Lanzarote, com uma visita à casa onde viveram José Saramago e Pilar del Rio.

Nesta conversa revelou, também, como soube deste concurso e que escreveu a sua “carta de amor a Saramago” assim que terminou de ver o filme “José e Pilar”. O desafiou era este, ver o filme e escrever a carta.

O jovem de Beja João Carvalho, a estudar jornalismo em Lisboa, confessou à Voz da Planície que escolheu esta área por considerar que “grandes escritores também foram jornalistas”, tal como Saramago.

Ser um escritor é a sua aspiração e partilha que o gosto de escrever e ler o acompanham praticamente desde sempre. Confidenciou, ainda, que escolheu a escrita no início para salvar-se e que hoje é “um prazer”.

João Carvalho aceitou o desafio da Voz da Planície e leu a carta de amor que escreveu a Saramago, que pode ouvir aqui.

João Carvalho tem 25 anos, nasceu em Beja e foi na capital de distrito que fez a sua formação académica, tendo frequentado, entre outras, a Escola Secundária Diogo de Gouveia e a Escola Superior de Educação. Presentemente estuda jornalismo em Lisboa.

João Carvalho já tem um livro publicado e fez a apresentação da sua obra a 3 de março de 2022, na Biblioteca da cidade, no âmbito da iniciativa “Conversas com B de Beja”.

“A Maré Violeta” é o nome do livro de João Carvalho em que escreve sobre a morte, personifica-a, explicando como a personagem central da sua narrativa lida com todos os sentimentos que pode originar.

João Carvalho concorreu, também, ao Prémio Literário Saramago, não ganhou mas revela que este livro vai ser publicado em breve.

Quanto ao futuro, a escrita está nos seus planos e agora, também, na poesia. Avançou que “está a correr bem”, está a divertir-se. Já tem 100 páginas de poesia escritas, mas o objetivo é chegar às 200.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.