Voltar

Cultura

“O Triunfo dos Valentes” conta histórias de mineiros inspiradas em factos reais

Cultura

“O Triunfo dos Valentes” conta histórias de mineiros inspiradas em factos reais


“O Triunfo dos Valentes”, com a chancela das Edições Colibri, da autoria de Mercedes Guerreiro, já foi apresentado ao público e fala sobre “Luta e resistência numa vila mineira do século XX”. Este é um romance inspirado em factos reais escrito por Mercedes Guerreiro, que integra o Gabinete de Comunicação da Câmara de Aljustrel e que integra a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo.

“A narrativa deste livro acompanha a vida de uma família na vila mineira de Aljustrel, entre os anos cinquenta e setenta do século XX, numa altura em que as lutas dos mineiros eram um exemplo de resistência, num país dominado pelo regime ditatorial do «Estado Novo». Em Aljustrel reinavam a miséria, a doença e a repressão sobre os trabalhadores. As greves e as manifestações dos mineiros sucediam-se umas às outras. A coragem e a determinação de alguns habitantes em apoiar as famílias necessitadas e reivindicar melhores condições de vida para os mineiros faziam deles alvos a abater. Muitos foram perseguidos, presos, torturados, obrigados a sair do país.”

Grande parte da narrativa desta obra, de Mercedes Guerreiro, resulta de pesquisa bibliográfica, de arquivos da PIDE e da recolha de testemunhos de pessoas que viveram esses tempos conturbados. “O Triunfo dos Valentes” é, também, uma homenagem aos mineiros de Aljustrel e indiretamente a todos os mineiros do mundo, e às pessoas anónimas, geralmente, esquecidas nos livros de História, e que também elas contribuíram para mudar os rumos do país.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.