Voltar

Atualidade

Beja: estradas 511 e 513 com obras inscritas em orçamento e previstas para outubro de 2023

Atualidade

Beja: estradas 511 e 513 com obras inscritas em orçamento e previstas para outubro de 2023

O Orçamento para 2023 prevê “a requalificação das estradas municipais - 511 e 513 - de ligação a Salvada, Quintos e Cabeça Gorda”. As obras “deverão começar em outubro de 2023” e são "muito importantes" para estas três aldeias do concelho de Beja.

O presidente da União das Freguesias (UF) de Salvada e Quintos, Nelson Gatinho, fez chegar à Voz da Planície uma nota onde manifesta “agrado e satisfação pela inscrição, nos documentos previsionais para 2023, do Município de Beja, da requalificação das Estradas Municipais (EM) 511 e 513, que ligam a capital de distrito a estas duas aldeias do concelho”.

Estão previstos para este fim, no Orçamento do Município de Beja, “um milhão de euros para 2023 e um milhão e meio de euros para 2024”.

Foi o presidente da UF de Salvada e Quintos quem explicou que “o presidente da Câmara de Beja informou que o projeto da estrada municipal de Quintos está concluído e com um valor de aproximadamente 900 mil euros” e que “o projeto da estrada de Salvada está em fase de conclusão”. Nelson Gatinho esclareceu que “foi avançado, igualmente, pelo autarca de Beja, Paulo Arsénio, que a ideia é lançar os dois concursos, em simultâneo, assim como para aprovação em Tribunal de Contas”.

Nelson Gatinho sublinhou, também, que “se tudo correr bem, o mesmo será dizer sem percalços durante o cumprimento das formalidades, as obras estarão em condições de começar em outubro de 2023” e recordou que "a União de Freguesias que preside assumiu esta concretização como uma prioridade no seu mandato".


Quanto à realização das obras, “não poderão ser feitas ao mesmo tempo devido aos constrangimentos nos acessos às duas localidades”. Neste contexto revelou, o presidente desta União de Freguesias, que “primeiro avançarão as obras na estrada municipal 513, ou seja a de Quintos, e só depois as da 511, a de Salvada, com as requalificações a terminarem em 2024”.

Quintos e Salvada são territórios do concelho de Beja com muito trafego de veículos pesados, que transportam pelas duas estradas municipais que lhes dão acesso, toneladas de peso - circulação que contribui para a degradação “mais rápida do asfalto”- provenientes dos lagares de azeitona das proximidades. Esta foi uma “preocupação” que Nelson Gatinho garante ter sido “transmitida ao presidente da Câmara de Beja”.

O autarca da UF de Salvada e Quintos frisou que “Paulo Arsénio indicou que a Câmara está em conversações com os proprietários”, para “os sensibilizar para esta matéria” e que "a caixa das estradas a requalificar vai ter que ser reforçada devido a esta realidade".

A requalificação das EM 511 e 513 é de “grande importância, também, para Cabeça Gorda”, outra das aldeias do concelho de Beja que é servida por estas duas vias.

Lucília Simão preside o executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda e revelou, à nossa estação, que “houve uma reunião, no passado dia 25 de novembro, sobre a requalificação destas duas estradas municipais, com o presidente da Câmara Municipal de Beja”.

Nesta conversa, segundo Lucília Simão, o autarca de Beja esclareceu que “os projetos dos dois lotes, das EM 511 e 513, estão praticamente concluídos e que há condições para se avançar com os concursos, para aprovação em Tribunal de Contas e início de obras, com previsão para o final do verão de 2023”.

A presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda deixou claro que “não é de agora que esta reivindicação é feita”, recordando que “nos últimos anos muitas missivas foram desenvolvidas pelo executivo, que preside, para resolver os problemas destas vias".

Acrescentou, Lucília Simão, que “a população de Cabeça Gorda aguarda com expetativa a concretização desta possibilidade, pedida, uma última vez, por esta Junta de Freguesia em 2020, altura em que foi afirmado, pelo também presidente Paulo Arsénio, não haver verba disponível, situação que agora não se verifica”.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.