Voltar

Ambiente

Odemira promove a recolha seletiva de biorresíduos com o projeto "Desperdício Zero"

Ambiente

Odemira promove a recolha seletiva de biorresíduos com o projeto "Desperdício Zero"

Foto: Lipor

“Desperdício Zero” é o nome do projeto que a Câmara de Odemira tem no terreno e que consiste num "sistema de recolha seletiva de biorresíduos, porta a porta, em estabelecimentos de restauração na freguesia de Vila Nova de Milfontes".

Com esta iniciativa, a Câmara de Odemira quer "reduzir a deposição de resíduos em aterro, aumentar a recolha seletiva e transformar os biorresíduos em composto orgânico de alta qualidade para fertilização dos solos agrícolas". Para este efeito, esta autarquia distribui "de forma gratuita, um contentor a cada estabelecimento de restauração da freguesia de Vila Nova de Milfontes."

"A recolha e transporte de resíduos é feita através de veículo elétrico, contribuindo para a redução de emissão de CO2. Os biorresíduos, devidamente recolhidos na origem, são quantificados no momento de entrega nas instalações da AMBILITAL – Investimentos Ambientais no Alentejo, e encaminhados para tratamento e valorização", é esclarecido, também, na nota de imprensa da Câmara de Odemira.

"Criar amostra representativa para quantificação e caraterização de resíduos alimentares, mudar comportamentos e contribuir para o cumprimento da meta da redução da deposição em aterro, da reutilização e reciclagem" são os propósitos deste "projeto piloto", que a Câmara de Odemira, sublinha,  quer ver "aplicado em todas as freguesias do concelho".



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.