Voltar

Atualidade

Odemira integra "Rede das Cidades Resilientes"

Atualidade

Odemira integra "Rede das Cidades Resilientes"

Odemira integra a "Rede de Cidades Resilientes", uma rede orientada para a redução local do risco de catástrofes e para a resiliência das cidades, sendo o primeiro município do Alentejo a aderir a esta campanha, lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas. 

O objetivo é promover um levantamento prévio de riscos naturais, tecnológicos e mistos, de planeamento de vários cenários possíveis e a realização de um trabalho de sensibilização e prevenção diretamente com as comunidades, para que quando o acidente grave e/ou catástrofe acontecer, todos saibam o papel a desempenhar, e desta forma o seu impacto seja menor e a recuperação mais rápida. 

De acordo com o comunicado do Município, o concelho de Odemira, o maior em área do país, congrega realidades muito diferentes, tanto a nível paisagístico, económico ou demográfico. Pela sua diversidade e localização, o território está suscetível à ocorrência de vários riscos naturais, tecnológicos e mistos, que estão na base de várias operações concertadas, tanto de prevenção, como de intervenção nas mais diversas ocorrências. 

No contexto do trabalho desenvolvido pelos Agentes de Proteção Civil com intervenção no território de Odemira, a autarquia destaca a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, a dinamização de vários programas “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, e entre outras medidas, a organização e implementação do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios. 

O recente reconhecimento de Odemira como “Cidade Resiliente” torna-se relevante e motivador para dar continuidade a um trabalho integrado e coordenado de prevenção e mitigação de riscos no território, remata o Município. 

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.