Voltar

Cultura

Ourique promove ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes

Cultura

Ourique promove ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes

O Município de Ourique promove mais uma edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, a decorrer no Cineteatro Sousa Telles, até sexta-feira. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

"O comendador Hélder Mendes, ilustre ouriquense, realizador, pioneiro da televisão em Portugal, está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal. Foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial. Mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera.

Nos anos 60, logo no início da sua carreira, filmou o documentário «Homens na Falésia», transmitido no programa da RTP “Desporto e Natureza”. Durante o seu trabalho na RTP, Hélder Mendes foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve. Por ser também mergulhador, filmou e realizou para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, pela primeira vez, em julho de 1972.

Uma vida plena de compromissos com a atualidade, a natureza, a cultura e a realização de trabalhos de excelência no registo e transmissão audiovisual de diversos acontecimentos, produções e realizações.

Ourique e os ouriquenses voltam a recordar o seu exemplo – reconhecido pela República Portuguesa na atribuição da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique – através da realização de mais uma edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, com películas ligadas à natureza, no Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, de 28 e 30 de novembro, de acordo com a seguinte programação:

hoje 28 de novembro (terça-feira), 14h00 – Exibição do documentário "Arrábida - da Serra ao Mar", dirigido aos alunos do 2º ciclo, com a duração de 60 minutos.

29 de novembro (quarta-feira), 14h00 - Exibição de curtas metragens dirigidas aos alunos do 1º ciclo, com a duração de 65 minutos.

30 de novembro (quinta-feira), 21h30 – Exibição do filme “A Campanha do Creoula”, de André Valentim Almeida, para o público em geral.

O Município de Ourique fiel à valorização e preservação das marcas da sua identidade, do património e da memória continuará a criar momentos de afirmação da comunidade e do território, sendo a natureza e a cultura pilares importantes das dinâmicas que se pretendem gerar", pode ler-se no documento enviado à nossa redação.





PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.