Voltar

Política

“No Alentejo, passada a espuma das eleições, os problemas mantêm-se”

Política

“No Alentejo, passada a espuma das eleições, os problemas mantêm-se”

A direção Regional do Alentejo (DRA) do Partido Comunista Português (PCP) reuniu-se. A situação económica e social e os resultados eleitorais das legislativas 2022 foram alguns dos temas discutidos. Neste encontro perspetivou, igualmente, a ação política imediata do partido. PCP revela, ainda, várias iniciativas marcadas, para os próximos meses, “em defesa dos trabalhadores e dos seus direitos”.

No contexto das legislativas 2022, a DRA do PCP “saúda o trabalho realizado por todos os que se apresentaram a votos pela Coligação Democrática Unitária” (CDU), referindo que “os resultados refletiram a ideia de bipolarização lançada, condicionando a vontade e a decisão dos eleitores”.

Aponta como negativo, a “quebra de votos e percentagem e mandatos da CDU”, dizendo ser uma situação que “não se pode dissociar “ da “bipolarização identificada”.

Regista, ainda, o impacto destes resultados “na vida e na luta dos trabalhadores e do povo da região”.

“Passada a espuma das eleições”, os “problemas e dificuldades dos trabalhadores e do povo mantêm-se”, frisa a DRA.

“Redução demográfica, imigração com trabalho escravo e que não compensou o envelhecimento da população, baixos salários, reformas e pensões, aumento do desemprego e dos focos de pobreza” mostram, diz o PCP, que as “dificuldades não desapareceram e que até se agravaram”.

“A todos estes problemas junta-se ainda o da seca”. Para combater este flagelo, a DRA do PCP propõe “medidas estruturais que hierarquizem a utilização da água, privilegiando o uso humano, a saúde pública e a pequena e média agricultura”.

A DRA do PCP defende, e exige, “a concretização de investimentos anunciados no Alentejo 2020, na Estratégia Regional 2030 e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No caso do PRR denuncia o que diz ser a “contradição entre o que se diz e o que acontece no terreno”.

Acrescenta a DRA que o PCP vai “continuar ao lado das populações na luta por mais e melhor Serviço Nacional de Saúde (SNS), na defesa da escola pública e dos serviços públicos em geral”.

“O aumento dos salários em geral, das reformas e pensões, assim como a retirada do Código do trabalho de normas gravosas” são lutas que vão ser prosseguidas, é afirmado.

“A defesa da água pública, da cultura, do direito à habitação, do desenvolvimento sustentado, a criação de emprego com direitos e a defesa dos direitos dos jovens e dos reformados” continuam a fazer parte das ações deste partido, é realçado, ainda, pela DRA.

Ações de luta agendadas para os próximos meses:

No cumprimento dos compromissos assumidos com os “trabalhadores e as populações do Alentejo”, a DRA do PCP anuncia a realização de um conjunto de ações de luta.

A 12 de março, em Lisboa, acontece “a manifestação nacional de mulheres, a semana da igualdade promovida pela CGTP-IN entre 7 e 11 de Março, a manifestação de Jovens trabalhadores no dia 31 de março, as comemorações populares do 48º aniversário da Revolução do 25 de Abril e do 1º de Maio”.

Lembra, ainda, o espetáculo de comemoração do centenário do PCP que é apresentado amanhã no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja.

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.