Voltar

Atualidade

Hoje é dia de "Passeios Luminosos" conduzidos pelo historiador Joaquim Filipe Mósca, em Beja

Atualidade

Hoje é dia de "Passeios Luminosos" conduzidos pelo historiador Joaquim Filipe Mósca, em Beja

Foto: CM Beja

Tem hoje lugar pelas 10h30, mais uma sessão da iniciativa "Passeios Luminosos", organizada pela Câmara Municipal de Beja. O passeio sob o lema “A gente da governança citadina nos finais do Antigo Regime” é conduzido pelo historiador Joaquim Filipe Mósca. Os participantes devem reunir-se no Largo de Santa Maria antes do início do passeio.

"Os municípios asseguraram ao longo dos séculos a administração e coesão territorial, face a um poder central distante e parco de meios. Foram eles que enquadraram as populações não apenas de um ponto de vista administrativo, mas também económico, militar, sanitário", refere o Município de Beja.

Joaquim Filipe Mósca, professor aposentado do 2.º ciclo do ensino básico, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares pela Universidade Aberta, com a dissertação “Elites Urbanas e Poder Local em Beja no Reinado de Filipe III (1621-1640)”, e doutor em História pela mesma Universidade, na especialidade Poderes, Representações e Práticas Culturais, com a tese “Beja Setecentista – o Senado Camarário, Poderes e Representações”. Para além dos trabalhos de cariz académico tem dedicado o seu labor de investigador à temática historiográfica local. Foi vereador da Câmara Municipal de Beja de Agosto de 1983 a Dezembro de 1984 e no quadriénio 1994-1997.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.