Voltar

Cultura

Passeios Luminosos no Clube Unesco

Cultura

Passeios Luminosos no Clube Unesco

Foto: cmb

Os «Passeios Luminosos» estão de regresso a Beja no próximo dia 30 de agosto, às 21h15, com uma edição muito especial dedicada a Mestre Isaclino Palma — figura marcante da vida cultural e social da cidade, que nos deixou este ano, aos 98 anos.

Proprietário de taberna e café, contador de histórias, atleta e treinador amador, escultor do barro e verdadeiro guardião das tradições alentejanas, Isaclino Palma permanece vivo na memória coletiva da comunidade bejense.

O percurso desta edição será conduzido pelo historiador e artista plástico Manuel Passinhas e pela compositora e multi-instrumentista Ana Santos, que irão guiar o público por ruas e espaços ligados à vida e obra do homenageado.

Segundo o município, a caminhada será feita entre memórias, episódios e testemunhos, evocando tanto o convívio de Isaclino Palma com intelectuais, artistas e políticos, como o seu olhar atento sobre o quotidiano popular.

As obras do Mestre, muitas delas preservadas no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial, continuam a ser testemunhos vivos da identidade e da alma de Beja.

Passeios Luminosos — Beja, 30 de agosto, 21h15. Uma noite para celebrar a luz da memória e o legado de Isaclino Palma.

O passeio noturno será conduzido pelo filho, Manuel Passinhas, e pela neta, Ana Santos, levando o público por ruas e lugares que marcaram a vida do homenageado.

Do convívio com intelectuais, artistas e políticos, ao olhar atento sobre o quotidiano popular, Isaclino Palma soube transformar em arte tudo o que via e sentia.

As suas obras, muitas hoje preservadas no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial, permanecem como testemunhos vivos de um microcosmo chamado Beja — com o tamanho do mundo.

Entre a conversa e a evocação de episódios, esta caminhada é um regresso às memórias, ao homem e ao artista que marcaram de forma indelével a identidade da cidade.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Concertos

Xutos & Pontapés nas celebrações do 25 de Abril em Beja

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.