Voltar

Política

PCP apresenta iniciativas parlamentares em defesa da região na nova legislatura

Política

PCP apresenta iniciativas parlamentares em defesa da região na nova legislatura


João Dias, deputado do PCP, eleito por Beja, fez o balanço da atividade parlamentar desenvolvida nestes primeiros dois meses de nova legislatura. Foram feitas, segundo o deputado do PCP, 89 iniciativas parlamentares. Destas, quatro são em prol da região e contemplam a ferrovia, a rodovia e as questões ambientais.

João Dias começou por referir que “o PCP soube enfrentar os resultados”, no arranque desta nova legislatura, “de dois processos eleitorais onde foi sujeito a «ataques» à sua atuação, sabendo responder com 89 iniciativas parlamentares que respondem às necessidades dos trabalhadores e das populações”.

Referindo-se à região, o deputado do PCP revelou que foram entregues três projetos de resolução e um projeto-lei. Eletrificação Beja/Casa Branca/Funcheira e reativação do ramal ferroviário de Aljustrel foi um dos projetos de resolução, cujos fundamentos são explicados por João Dias.

A retoma das obras no IP8 e IP2 foi outro dos projetos de resolução entregues pelo PCP e pede que os trabalhos sejam concluídos nestes dois itinerários principais que servem o distrito, avançou, também, João Dias. Outro dos projetos lei pede ao Governo que sejam avaliados os impactos na saúde, assim como em termos económicos e sociais das culturas intensivas e superintensivas, no sentido de serem aplicadas medidas de mitigação dos seus efeitos, disse, igualmente, o deputado do PCP.

O projeto-lei apresentado requer que sejam determinadas faixas de proteção sanitárias, relativamente aos aglomerados populacionais, face às produções intensivas e superintensivas. João Dias esclareceu, que entre outras propostas, o projeto-lei determina que em todas as plantações superiores a 50 hectares sejam avaliadas, e estudadas, as incidências ambientais. O deputado resumiu defendendo que este projeto-lei prevê a regulamentação das distâncias necessárias entre os aglomerados populacionais e este tipo de produção.

A nível nacional foram muitas as iniciativas parlamentares desenvolvidas pelo Grupo Parlamentar do PCP, entre elas a proposta de 35 horas de trabalho para todos os trabalhadores do setor público e privado; a eliminação da caducidade da contratação coletiva; a redução das taxas moderadoras até à sua revogação total; a contratação de profissionais de saúde; a gratuitidade das creches para todas as crianças; a contratação de mais pessoal auxiliar para as escolas; o apoio a todas as candidaturas do Alentejo elegíveis no DGARTES; a redução de embalagens supérfluas nas superfícies comerciais e a redução na programação em eletrodomésticos e equipamentos tecnológicos que leva ao aumento do consumismo, com impactos significativos no ambiente.



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.