Voltar

Sociedade

Partido Comunista Português apoia candidatura do vinho de talha à Unesco

Sociedade

Partido Comunista Português apoia candidatura do vinho de talha à Unesco

Foto: Voz da Planície de Beja

O Partido Comunista Português (PCP) anunciou, durante as Jornadas Parlamentares, que decorreram no início da semana no distrito de Beja, que vai apoiar uma futura candidatura da produção artesanal do vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).



No âmbito das Jornadas, a líder parlamentar Paula Santos e o deputado eleito por Beja, João Dias, deslocaram-se até Vila de Frades, para visitar adegas que produzem o vinho de talha, uma técnica de produção artesanal milenar. Na ocasião, os deputados mantiveram contacto com produtores e também com Rui Raposo, Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira. O autarca referiu que existem, neste momento, cerca de 70 adegas nas vilas de Vila de Frades e Vidigueira, número que tem vindo a decrescer, tendo mesmo conhecido uma "grande queda" há cerca de 50 anos.

Recordamos que a Câmara Municipal de Vidigueira entregou, em setembro último, a inscrição deste vinho no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial para entregar, depois, o dossiê de candidatura à Comissão Nacional da UNESCO, sendo que, neste momento decorre a avaliação da Direção-Geral do Património Cultural.

Pelo PCP, Paula Santos referiu que o partido apoia essa candidatura, tendo salientado que o vinho de talha é um “bom exemplo” das “enormes potencialidades” e “da riqueza” do distrito de Beja.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.