Voltar

PCP evoca Pedro Soares em Trigaches

PCP evoca Pedro Soares em Trigaches


O PCP tem estado a assinalar o centenário do nascimento do antifascista Pedro Soares, 1915-2015, natural de Trigaches, através da realização de diversas iniciativas no concelho de Beja, e fora dele, e hoje, realiza uma sessão evocativa, na Junta de Freguesia da terra natal do homenageado.

Na Junta de Freguesia de Trigaches está patente ao público uma exposição evocativa da vida deste dirigente do PCP e na sessão marcada para este sábado, com início às 15.00 horas, intervém Miguel Madeira, do Comité Central do Partido Comunista Português.

João Narciso, da DORBE do PCP, apresentou à Voz da Planície os objetivos da sessão evocativa que se realiza hoje, em Trigaches.

Recorde-se que Pedro Soares nasceu a 13 de Janeiro de 1915, em Trigaches, à data freguesia de Beringel, no concelho de Beja. Foi criado no seio de uma família de fortes sentimentos democráticos e antifascistas, e com 16 anos colaborou em vários jornais de Beja, e escreveu nas páginas do "República", à época, um dos principais jornais legais de orientação democrática. Foi dirigente estudantil em Lisboa, onde viria a concluir o seu curso na Faculdade de Letras. Passou pelas prisões do Aljube, Peniche e Caxias e foi deportado para Cabo Verde, na primeira leva de presos políticos para o Tarrafal, em 1936.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.