Voltar

Política

PCP questiona Governo sobre alegado fecho de dois lares da Cruz Vermelha em Beja

Política

PCP questiona Governo sobre alegado fecho de dois lares da Cruz Vermelha em Beja

O Partido Comunista Português (PCP) questionou o Governo sobre "como pretende salvaguardar os postos de trabalho dos funcionários de dois lares que a Cruz Vermelha vai encerrar em Beja” e "os cuidados aos utentes residentes nas instituições."

O deputado Alfredo Maia, do PCP, entregou na Assembleia da República duas perguntas em que solicita esclarecimentos sobre este tema, uma dirigida à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e a outra endereçada ao ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.

Nos documentos é referido que o grupo parlamentar do PCP “teve conhecimento de que a Cruz Vermelha [Portuguesa] vai encerrar em Beja as duas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) de que é proprietária”.

Os dois lares acolhem cerca de 60 utentes, que ficam “completamente desamparados” com “o encerramento desta resposta” sem que “as suas famílias tenham possibilidade ou capacidade de encontrar outra solução que garanta os cuidados ali assegurados”.

“Tanto mais que, no distrito, não existe capacidade para acolher os utentes dos lares da Cruz Vermelha, já que os lares existentes com protocolo devidamente estabelecidos com a Segurança Social estão lotados e os que restam são instituições privadas, com preços que estas famílias não conseguem pagar”, assegura o PCP.

E, segundo Alfredo Maia, “além do impacto que o encerramento terá sobre os utentes e suas famílias, serão também afetados 25 funcionários que ali trabalham”, que “perderão os seus postos de trabalho” e ficarão igualmente “completamente desamparados”.

“As razões que levam ao encerramento destes lares serão de ordem financeira” e poderão estar “também relacionadas com a degradação dos edifícios” onde funcionam, isto é, “duas casas ‘senhoriais’ do centro histórico da cidade de Beja”, refere o parlamentar comunista.

Nos documentos entregues no parlamento, Alfredo Maia diz que as contas da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) “estarão a ser alvo de uma auditoria pedida pelo Ministério da Defesa”.

Por isso, o PCP quer saber “que conhecimento tem o Governo da situação descrita em relação ao anunciado encerramento dos dois lares da Cruz Vermelha em Beja”.

E “que medidas vai o Governo tomar para, no imediato, salvaguardar os cuidados aos utentes residentes nos referidos lares da Cruz Vermelha” e para também garantir os postos de trabalho e direitos dos trabalhadores.

As duas respostas sociais acolhem, no total, cerca de 60 utentes e contam com 25 colaboradores.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.