Voltar

Pedrógão pode vir a beneficiar da valorização das margens do Guadiana

Pedrógão pode vir a beneficiar da valorização das margens do Guadiana


O rio Guadiana teve e continuará a ter um papel fundamental no desenvolvimento da freguesia de Pedrógão do Alentejo, na Vidigueira.

Se no passado a subsistência de muitas famílias era assegurada pelo rio, garantida por profissões em extinção como a de moleiro ou da lavadeira, hoje a importância do rio estará mais centrada na agricultura e no turismo, muito por causa das transformações introduzidas pelo empreendimento de Alqueva, nomeadamente através da barragem de Pedrógão e da rede primária de rega.

Jorge Salvador, técnico da Câmara Municipal de Vidigueira, identifica a Pista de Pesca do Pedrógão como um dos novos projectos que surgiu para dinamizar toda a economia associada ao desporto e ao lazer.

Os municípios de Vidigueira, Serpa e Beja pretendem concretizar o projecto de valorização das margens ribeirinhas do Guadiana. Ainda sem a garantia de financiamento já se sabe que a aposta recairiá na valorização e construção de equipamentos turísticos ao longo do território, bem como na valorização do património.

A relação do rio Guadiana com a população de Pedrógão do Alentejo ao longo dos tempos, será matéria a abordar no Estrada Municipal de amanhã, a transmitir de Pedrógão entre as 11 horas e o meio-dia.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Música

Virgem Suta têm música nova intitulada “Dois Dias”

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.