Voltar

Ambiente

Poeiras: impactos na saúde mental e respiratória

Ambiente

Poeiras: impactos na saúde mental e respiratória

O fenómeno chama-se “calima” e mudou paisagens ontem, e hoje, em Portugal e Espanha. Afeta, também, regiões da França e da Suíça. Nada pode ser analisado de forma isolada, mas estas “poeiras têm impactos na saúde mental e respiratória”, diz o médico Vasco Nogueira.

As poeiras chegam do Norte de África e são nocivas para o aparelho respiratório e não só. Isto mesmo esclarece o médico psiquiatra Vasco Nogueira. Explica que pode induzir patologia, ao nível respiratório, nos doentes crónicos e nos que sofrem de alergias como a asma, rinite e sinusite. Quanto à saúde mental, refere que não tendo impacto direto tem, contudo, impacto significativo ao nível cognitivo e energético devido ao facto, de não haver exposição ao sol.

Vasco Nogueira acrescenta, realçando que nada pode ser avaliado de forma isolada, que depois de dois anos de pandemia em que as questões do desemprego estão presentes e perante o cenário de guerra que se vive, a ausência de exposição solar pode ser potenciadora de doença mental.

Amanhã assinala-se o Dia Mundial do Sono e vamos ouvir o médico psiquiatra Vasco Nogueira falar sobre a importância do mesmo nas nossas vidas.

Voltando à questão das poeiras, tudo indica que amanhã já tenham desaparecido, mas até lá a Direção Geral da Saúde recomenda que se evitem esforços prolongados, que seja limitada a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco (como o tabaco).

A população mais sensível, nomeadamente crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares deve ter um cuidado redobrado. O conselho é ficar em casa com as janelas fechadas, sempre que possível.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.