Voltar

Sociedade

Feira do Porco Alentejano apresenta IV Congresso Luso-Espanhol da Pecuária Extensiva

Sociedade

Feira do Porco Alentejano apresenta IV Congresso Luso-Espanhol da Pecuária Extensiva

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

A Feira do Porco Alentejano começa nesta sexta-feira, dia 22, em Ourique. No primeiro dia de certame, o destaque vai para a apresentação do "IV Congresso Luso-Espanhol da Pecuária Extensiva e do Desenvolvimento Rural", a partir das 12h00. A programação inclui, ainda, outras propostas.

A ACOS, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e com o apoio da Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA) e do Município de Ourique está a organizar o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional, com data marcada para 14 e 15 de novembro, em Ourique. 

Em território de excelência de pecuária extensiva, Ourique é o palco da apresentação oficial do Congresso, hoje, às 12h00, no decorrer da Feira do Porco Alentejano. Vão estar presentes as entidades organizadoras, portuguesas e espanholas, para prestar informações sobre os propósitos do Congresso, os problemas que são comuns a ambos os lados da fronteira, e as mais-valias do trabalho em conjunto. Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais, são algumas das questões comuns que importa tratar em conjunto.

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva deverá ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores discutir aspetos relacionados com a renovação geracional nos territórios rurais e aprofundar os conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade e da reflexão sobre o potencial de geração de valor deste setor de atividade.



Foto: CM Ourique

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, fala sobre esta iniciativa e a importância que tem para este concelho. O autarca realça que "territórios semelhantes têm desafios idênticos" e que neste Congresso vão ser "discutidos os aspetos em que se pode contribuir para a mitigação das alterações climáticas".


O tradicional presunto de honra, as atuações de grupos corais da região, as sessões gastronómicas ao vivo (showcookings), concertos e provas de bebidas espirituosas são algumas das iniciativas que atraem milhares de visitantes durante três dias.

O programa de espetáculos arranca a partir das 21h30 com a atuação da dupla Emanuel e Tânia.

Pelas 23h30, o cantor Nuno Ribeiro sobe ao palco principal.

A dupla Emanuel e Tânia regressa ao palco principal, por volta da 01h00. A primeira noite encerra com o espetáculo dos DJ's KX Connections agendado para as 02h00. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.