Voltar

Atualidade

Projeto de voluntariado jovem em Odemira promove cidadania ativa

Atualidade

Projeto de voluntariado jovem em Odemira promove cidadania ativa

Promover a cidadania ativa, a participação cívica e envolver os jovens durante o período de férias de verão foi o objetivo do projeto de voluntariado “Mete-se O Jovem”, dinamizado pelo Município de Odemira.

O programa decorreu nos meses de julho e agosto, dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 25 anos, e termina com um balanço positivo, estando confirmada a sua continuidade em 2023.

Segundo o Município o “Mete-te O Jovem” envolver os jovens em diversas entidades locais que aderiram ao desafio lançado pela autarquia para preparar ações onde a sua colaboração “fizesse a diferença”, tendo como propósito o seu crescimento pessoal e comunitário, desde apoio na Biblioteca Municipal José Saramago, no Canil Municipal, em diversas respostas de ATL e programas para seniores, bem como conservação e manutenção de espaços verdes, lavagem e pintura de muros ou apoio administrativo.

Em 2022 os parceiros do Município foram as Juntas de Freguesia Santa Maria e São Salvador, Sabóia, São Luís, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes e Sociedade Recreativa São Teotoniense.

As motivações dos jovens para concretizar o programa foram “ajudar, ser solidário e ocupar as férias de verão de forma positiva”. A par das diversas atividades, todas as semanas foi dedicada uma tarde de convívio e lazer para promoção da ligação entre os voluntários, com experiências de stand up paddle no Rio Mira e na Barragem de Santa Clara e de bodyboard na praia da Zambujeira do Mar.

A autarquia sublinha ainda que esta iniciativa integra-se no programa municipal na área da juventude “Odemira Acredita em Ti”, programa alargado a várias áreas de intervenção que tem vindo a incentivar a cidadania ativa junto dos jovens.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.