Voltar

Ambiente

Projeto Life Iberconejo investe no combate ao declínio do coelho-bravo

Ambiente

Projeto Life Iberconejo investe no combate ao declínio do coelho-bravo

A preocupante situação populacional do coelho-bravo, e a tendência de declínio que esta espécie tem registado nos últimos anos, levou à união de esforços entre entidades portuguesas e espanholas. Evitar o progressivo declínio da mesma e inverter os respetivos impactes ambientais e socioeconómicos são os objetivos. Neste sentido foi produzida uma candidatura Life que deu origem ao projeto Life Iberconejo, que disponibiliza um orçamento total de 2.103.880 euros.

O projeto, a nível geográfico, irá intervir na metade centro e sul da Península Ibérica e é coordenado pela Asociacion para la Defensa de la Naturaleza (WWF Espanha). As 14 entidades beneficiárias – cinco das quais portuguesas, entre elas o ICNF – representam, no seu conjunto, os principais interessados na gestão desta espécie, nomeadamente, organismos da administração pública, instituições de investigação, federações de caçadores e organizações não governamentais de conservação da natureza, revela nota de imprensa. 

O coelho-bravo desempenha um papel chave nos ecossistemas mediterrânicos, destacando-se o facto de ser presa base para vários predadores, alguns especializados, como por exemplo o lince-ibérico e a águia-imperial-ibérica. 

O Life Iberconejo pretende contribuir para a inversão da tendência de declínio desta espécie, através de: desenvolvimento de uma estrutura ibérica de governança; avaliação e monitorização das populações de coelho-bravo à escala ibérica, utilizando protocolos de avaliação comuns nos dois países; avaliação e monitorização dos apoios comunitários à atividade agrícola considerando os seus benefícios para a sustentabilidade desta espécie, onde ainda se inclui a avaliação dos prejuízos causados pelo coelho nos sistemas agrários e formas de os avaliar e minimizar. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.