Voltar

Sociedade

Projeto Malacate apresenta espetáculo comunitário “Caixa de Perguntas”

Sociedade

Projeto Malacate apresenta espetáculo comunitário “Caixa de Perguntas”

O projeto Malacate chega ao fim, depois de um ano e meio de intervenção artística na Mina de São Domingos, com a apresentação do espetáculo “Caixa de Perguntas”, que ficará em cena até 11 de junho e que conta com a participação da comunidade.

Trata-se de um espetáculo teatral de rua, que a Companhia Cepa Torta leva à cena nas ruínas do cais do minério, na Mina de São Domingos, onde a comunidade participa ativamente. A apresentação é feita à Voz da Planície pelo diretor artístico. Miguel Maia, que realça, sobretudo, a "generosidade da população que participou", dizendo que "a entrega foi absoluta" e que isso mesmo se vai "refletir no espetáculo, que não é simples, mas de grande riqueza comunitária".

A nossa rádio falou, também, com Nuno Martins, um dos "atores" da Mina de São Domingos que faz parte do elenco. Frisou que "a experiência foi muito gratificante" e que se sente "um artista nestes dias de ensaios e apresentações ao público".

“Este é um espetáculo que tem a participação dos habitantes da Mina e conta uma fábula em pleno século XXII, em que o Alentejo é a grande metrópole eco-tecnológica mundial, com vastas áreas das planícies preenchidas por edifícios futuristas, habitados por pessoas, animais, árvores e vegetação diversa. Nas brincadeiras, nos buracos das escavações para a construção de um grande malacate para extração de água, uma criança encontra uma estranha caixa de mogno. Ao abri-la dá início a uma estranha sucessão de acontecimentos que irão transformar a sua comunidade”, explica a Companhia Cepa Torta.

O projeto Malacate foi desenvolvido entre Janeiro de 2022 e junho de 2023, na Mina de São Domingos, concelho de Mértola. 

"Os artistas foram desafiados a imaginar e criar obras de arte que se relacionassem com a Mina de São Domingos e com quem a habita. Um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste", é realçado.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.