Voltar

Cultura

Projeto Outeiro do Circo revela muralha da Idade do Bronze em excelente estado de conservação

Cultura

Projeto Outeiro do Circo revela muralha da Idade do Bronze em excelente estado de conservação


Os trabalhos arqueológicos em curso no povoado da Idade do Bronze Final (1250 a 750 a.C.) do Outeiro do Circo, situado junto à aldeia de Mombeja, concelho de Beja, estão a revelar uma complexa muralha em excelente estado de conservação, avança Miguel Serra, responsável pelo projeto.

É destacado que, este sítio arqueológico é conhecido desde o século XVIII, quando foram “descritas algumas lendas sobre ele”. Uma dessas lendas referia que neste local foi onde se tentou edificar a cidade de Beja, e que “dessa jornada apenas sobreviveram os alicerces da muralha e o nome Mombeja, derivado de Montes de Beja”.

Miguel Serra, responsável pelo projeto, refere que a área que se está a intervencionar “incide numa zona de muralha que surpreende não só pelo excelente grau de conservação com que se apresenta” mas também pela sua “complexidade construtiva”, considerando que apresenta técnicas e formas de construção diferentes daquelas que já tinham sido documentadas.

"As escavações têm vindo a revelar soluções construtivas engenhosas com 3000 anos", tais como a existência de plataformas de terra batida, rampas de barro cozido e muros de pedra com possíveis paliçadas, ou fileiras de estacas. A área da muralha, de acordo com Miguel Serra, também "tem surpreendido pela grande quantidade de materiais arqueológicos recolhidos", desde fragmentos de cerâmica a ossos de animais, que serão analisados e estudados ao longo dos próximos meses de forma a revelar mais informação sobre o modo de vida desta população.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.