Voltar

Cultura

Cinema francês no Pax Julia e exposição para ver no Centro Unesco hoje, em Beja

Cultura

Cinema francês no Pax Julia e exposição para ver no Centro Unesco hoje, em Beja

Nesta quarta-feira pode ver, em Beja, mais uma proposta de cinema inserida na 24.ª Festa do Cinema Francês, em que a proposta vai para os mais jovens, com as aventurado do "menino Nicolau", no Pax Julia. No Centro Unesco fica patente ao público a exposição de Teresa Sousa.

Prossegue em Beja, no Pax Julia, a 24.ª Festa do Cinema Francês, que sugere para esta quarta-feira, o filme "O Menino Nicolau - A Felicidade não pode esperar". Uma película de animação para o público mais jovem, a partir das 10h30, numa sessão para as escolas.

Este filme é realizado por Amandine Fredon e Benjamin Massoubre, as vozes são de Laurent Lafitte, Alain Chabat e Simon Faliu e é legendado em português.

Nesta proposta de cinema "debruçados sobre uma grande folha em branco, algures entre Montmartre e Saint-Germain-des-Prés, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny dão vida a um rapazinho risonho e malicioso, o pequeno Nicolau. Entre camaradagem, zangas, disputas, jogos, disparates e castigos, Nicolau vive uma infância de alegrias e aprendizagens. À medida que a narrativa avança, ele entra no estúdio dos seus criadores, interpelando-os com muito humor. Sempé e Goscinny lhe irão então contar sobre o seu encontro e amizade, mas também sobre as suas jornadas, os seus segredos e a sua infância. Sinopse retirada de Festa do Cinema Francês", explica a sinopse divulgada.

A 24.ª Festa do Cinema Francês é organizada pela Ambassade de France au Portugal, Institut Français e Alliance Française, com o apoio Câmara Municipal de Beja.

Hoje é dia de sessão de inauguração da exposição "Teresa Sousa - Fragmentos de um breve percurso", às 18h00, no Centro Unesco, em Beja.

"Apesar de se ter distinguido como pioneira da gravura moderna em Portugal, com vários prémios e participação frequente em exposições à época da sua atividade artística, no País e no estrangeiro, Teresa Sousa é hoje uma artista muito pouco reconhecida.

Teresa Sousa nasceu em Lisboa, em 1928. Em 1954, concluiu com nota máxima o Curso Superior de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.

Em 1955-56 esteve como bolseira em Paris, onde estudou gravura no carismático Atelier 17, sob a orientação de Stanley Hayter (1901–1988), uma referência maior da gravura do século XX. A aprendizagem no Atelier 17 foi decisiva para o reconhecimento do seu trabalho de gravadora.

Os poucos elementos informativos sobre Teresa Sousa que se encontram na literatura da especialidade, estão maioritariamente relacionados com o prémio de gravura que lhe foi atribuído na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (1957), com a Galeria Pórtico, da qual foi fundadora e dinamizadora; e como artista gravadora nos primeiros anos da Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses.

Ao tempo em que desenvolveu a sua atividade como artista plástica (1955 - 1961), Teresa Sousa foi bastante prolífica, reconhecida e premiada, mas a morte prematura, com apenas 33 anos acabados de fazer, interrompeu uma carreira que se augurava promissora. Deixou muitos trabalhos por concluir e bastantes estudos, nomeadamente para gravuras, para tapeçarias, e para mosaicos. Com exceção de algumas gravuras, a sua obra nunca foi objeto de estudo.

Na exposição Teresa Sousa - Fragmentos de um breve percurso, é apresentada uma retrospetiva antológica da obra da artista, que constitui, desde sempre, a primeira mostra em que são expostos ao público trabalhos em todas as principais linguagens em que se expressou: gravura, pintura, desenho, sendo ainda exibida uma tapeçaria executada pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre a partir de um desenho da artista", revela a organização.

Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 e aos sábados das 15h00 às 20h00.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.