Voltar

Cultura

Propostas culturais para Beja, Aljustrel, Serpa e Ourique

Cultura

Propostas culturais para Beja, Aljustrel, Serpa e Ourique

Beja sugere desfile de grupos corais no centro histórico, uma sessão de cinema infantil para o Pax Julia, apresentação de livro com obra de José Afonso na Biblioteca e um espetáculo de piano e acordeão para o Centro Unesco. Aljustrel recebe banda rock no Cine Oriental. Serpa tem, no Musibéria, a apresentação de um álbum e de um espetáculo. Ourique propõe, para Santana da Serra, uma Feira de Saberes e Sabores.

Termina hoje, no centro histórico de Beja, durante a manhã, o desfile de grupos corais que tem vindo a ser realizado, todos os fins de semana deste mês, nas Portas de Mértola. Hoje atuam: os Cantadores de Beringel, o Grupo Coral de Mombeja, o Grupo Coral dos Moços do Penedo Gordo e o Grupo Coral Douradas Espigas de Albernoa.

Durante a tarde, às 16h00, o Pax Julia - Teatro Municipal de Beja recebe uma sessão de cinema para o público infantil, com o nome “O Lago da Aventura”.

A Biblioteca Municipal da capital de distrito sugere, também para as 16h00, no âmbito da iniciativa “Conversas à volta do livro...”, a apresentação da obra: José Afonso - Todas as Canções, Com a participação de Carlos Guerreiro, Ricardo Andrade e Francisco Fanhais. Uma organização conjunta com a Associação José Afonso que divulga a obra dos autores, Guilhermino Monteiro, José Mário Branco, João Lóio e Octávio Fonseca onde estão reunidas partituras, letras e diagramas de acordes de 158 canções de José Afonso.

Ainda por Beja há um "Duo Piano e Acordeão", às 21h30, no Centro Unesco, com Mauro Dilema, ao piano, e Gonçalo Pescada, no acordeão.

Em Aljustrel, o Cine Oriental recebe Spiritual Front – Plays the Smiths. O espetáculo musical encontra-se agendado para as 21h30 e os Spiritual Front são, segundo a crítica, “sem dúvida uma das melhores bandas do mundo do género Neo Folk”. Têm um tema musical na premiada série “Las Vegas” e outro no filme Saw2. Do rock ao tango, esta banda italiana, tem por base a cinematografia de Pier Paolo Pasolini. 

Em Serpa, o Musibéria faz hoje a publicação do álbum “Águas paradas não movem moinhos”. Esta é a décima edição da editora Respirar de Ouvido e fica disponível nas plataformas digitais de download, streaming e em formato CD, a partir de hoje.

O álbum surgiu como uma forma de homenagear o legado do cantautor José Mário Branco, estabelecendo um cruzamento entre a canção de intervenção e a música erudita. O álbum foi criado, gravado, misturado e masterizado no Musibéria, e conta com o apoio do Município de Serpa, da Antena 2 e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

Ainda no Musibéria, às 18h30, é realizado o espetáculo, que destaca o acordeão, com Fábio Palma, Ronin Sonborba e David Nunes.

Hoje, e amanhã, há Feira dos Saberes e dos Sabores em Santana da Serra, no concelho de Ourique. A vigésima edição é a “afirmação das tradições, dos produtos e das vivências da comunidade, num contexto rural especial marcado pela serra”, diz a nota de imprensa da autarquia.

A programação que o Pavilhão Multiusos de Santana da Serra acolhe, numa organização da Câmara Municipal de Ourique e da Junta de Freguesia de Santa, apresenta também muita animação musical.

A par do evento, numa lógica de valorização dos produtos rurais e do potencial existente, decorre às 11h00, na Biblioteca Santa Ana, o colóquio “A cultura do Medronheiro”, com a participação de Ana Martins e de alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.