Voltar

Atualidade

PS: "Barranquenho deve ser reconhecido como património cultural imaterial"

Atualidade

PS: "Barranquenho deve ser reconhecido como património cultural imaterial"


O Partido Socialista quer que o Barranquenho seja protegido e valorizado como expressão da diversidade cultural de Portugal, marca da identidade de uma comunidade. Pedro do Carmo afirma que este projeto pretende que o barranquenho seja reconhecido como património cultural imaterial.

O projeto de lei, impulsionado e subscrito pelos Deputados Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, entre outros membros da Assembleia da República, sustenta que o Estado Português deve reconhecer o direito a cultivar e promover o barranquenho, enquanto património cultural imaterial, instrumento de comunicação e de reforço de identidade da população de Barrancos, sublinha Pedro do Carmo.

O barranquenho, uma língua híbrida, ainda que sem tradição escrita, única no mundo pelo seu carácter misto de português e espanhol, representa um lugar de encontro de culturas peninsulares. Pedro do Carmo, refere ainda, que este projeto-lei também vai permitir o apoio científico e educativo através da possível formação de professores de barranquenho.

A esta realidade acresce o facto de o envelhecimento dos falantes e o desaparecimento da geração mais velha poderem resultar na perda irreparável deste património linguístico caso não sejam tomadas medidas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.