Voltar

Agricultura

“Regantes europeus apelam ao investimento no regadio público”

Agricultura

“Regantes europeus apelam ao investimento no regadio público”


“Os perímetros de rega públicos representam 75% da área de regadio no Sul da Europa e são um caso de sucesso de gestão democrática das águas públicas. As federações de regantes de Portugal, Espanha e Itália defendem a necessidade de maior investimento na modernização do regadio público no âmbito da PAC e do Programa Europeu de Recuperação e Resiliência,” refere a nota de imprensa enviada à redação.

“A FENAREG apresentou aos deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar a sua proposta de Estratégia Nacional para o Regadio, contemplando um forte compromisso com a economia da água, através da modernização das infraestruturas de rega, considerando prioritárias as intervenções em construções anteriores a 1990.

A FENAREG estima que será necessário investir 1.700 milhões de euros, até 2027, em três eixos estratégicos – resiliência, eficiência e sustentabilidade - de desenvolvimento do regadio, um setor essencial ao reforço da soberania alimentar de Portugal.

Por seu turno, o presidente da FENACORE - Federacion Nacional de las Comunidades de Regantes de Espanha, Andrés Del Campo, revelou na Ovibeja que em Espanha há 1 milhão de hectares de regadio público que precisam de obras de modernização e defendeu maior investimento no setor através de fundos da “bazuca europeia”, diz o comunicado enviado à nossa redação.



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.