Voltar

Atualidade

Santa Casa da Misericórdia de Beja vai construir Centro de Acolhimento de Refugiados

Atualidade

Santa Casa da Misericórdia de Beja vai construir Centro de Acolhimento de Refugiados

São vários os projetos que a Santa Casa da Misericórdia quer concretizar em Beja num futuro próximo. À conversa com o provedor desta instituição, João Paulo Ramôa, ficámos a conhecer melhor estas propostas.  

A Santa Casa da Misericórdia de Beja (SCMB) possui um terreno no Bairro dos Moinhos, em Beja, com uma dimensão na ordem dos quatro hectares, que pretende urbanizar.

A instituição dividiu o espaço por três espaços distintos, explica João Paulo Ramôa. No âmbito da Estratégia Local de Habitação da cidade, como já avançado em fevereiro deste ano, a SCMB vai criar 40 novas habitações sociais numa parcela desse terreno.

Noutro lote, o provedor da SCMB revela que quer construir um “Centro de Noite”, de forma a dar resposta a pessoas que “estão bem”, mas que por diversos motivos “têm medo de dormir sozinhas à noite”.

Naquela parcela de terreno, João Paulo Ramôa garante que será construído um “Centro Provisório de Acolhimento de Refugiados”, destacando que Beja tem uma taxa de integração de 85%, enquanto que a nível nacional esse número reduz significativamente para 5%. 

O “Centro Provisório de Acolhimento de Refugiados” é um projeto que a União Europeia lançou, que vai destinar 180 milhões a Portugal, a fundo perdido. Para Beja, João Paulo Ramôa acredita que é importante continuar a receber pessoas e a fixá-las, de forma a combater os problemas demográficos da região, e em simultâneo, oferecer condições de vida aos refugiados e emigrantes que chegam à cidade.

Amanhã vamos dar a conhecer outro projeto da SCMB, um pouco mais ambicioso, e que vai complementar os projetos já aqui referidos, a “Cidadela da Misericórdia”. 

Comente esta notícia

Como bejense de gema fico muito feliz e orgulhoso com estes projetos que engrandecem e dinamizam a nossa região e a cidade, em particular. Espero que esta iniciativa tenha um enorme sucesso, num futuro próximo!

Luís Pedro

25/05/2022

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.