Voltar

Santuário de Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe destruído

Santuário de Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe destruído


Em setembro deste ano foi severamente vandalizado um dos tesouros artísticos de Serpa, o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no monte de São Gens. Os prejuízos, avaliados em milhares de euros, não são de fácil recuperação, avança o Departamento do Património Histórico e artístico da Diocese de Beja.

A coberto da noite, um grupo de "energúmenos" entreteve-se a destruir, a pontapé ou usando ferros e paus como alavancas, muros e estruturas ornamentais, entre elas algumas urnas de inspiração barroca, do adro da igreja. Este adro, que data da segunda metade do século XVIII, estava íntegro e formava um conjunto muito coerente, do ponto de vista devocional e artístico, tendo ficado bastante afetado, frisou à Voz da Planície José António Falcão, do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

José António Falcão disse também, que 2016 não tem sido um ano propício no que diz respeito à conservação da arte sacra do Baixo Alentejo, que oalerta começou por ser dado, no verão, pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, quando uma onda de assaltos varreu nada menos do que doze paróquias da região, assumindo particular acutilância em Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Odemira e Ourique, além de São João Baptista - a paróquia mais frequentada da cidade de Beja, com sede na igreja do Carmo. Acrescentou que atos vandálicos desta natureza começam a tornar-se frequentes, o que tem levado a reclamar uma maior atenção das autoridades, para que, à semelhança do que sucede com outros edifícios públicos, as igrejas sejam alvo de um acompanhamento mais efetivo.

Da Diocese de Beja e do seu novo bispo, D. João Marcos, apesar de todas estas preocupações, chegam sinais de confiança no futuro, designadamente quanto à continuidade do trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas e a um aprofundamento da colaboração com o Ministério da Cultura e os municípios do Baixo Alentejo, refere ainda, a nota de imprensa enviada à nossa redação.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.