Voltar

Saúde Mental do Alentejo em debate

Saúde Mental do Alentejo em debate


No Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Beja realiza-se, hoje, o IV Encontro de Saúde Mental do Alentejo.

Este encontro, que vai abordar o tema "Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental: Finalmente no Terreno?", está integrado na programação da Semana da Saúde Mental promovida pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, em parceria com várias entidades nacionais e regionais. O encontro, com inicio marcado, para as 9.30 horas, vai contar na sessão de abertura com a presença de Álvaro Carvalho, director do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Ana Matos Pires, directora do Serviço de Psiquiatria da ULSBA, começa por explicar que este encontro é organizado por duas associações da região.

Quanto ao tema do encontro, lança uma questão pertinente, os cuidados continuados integrados de saúde mental, que deveriam estar no "terreno" deste Junho. Ana Matos Pires afirma que este impasse está a deixa-la "zangada" e espera que esta questão se resolva até ao final deste ano.

A Semana da Saúde Mental, em Beja, propõe ainda, para hoje, na Sala da Conferências do Hospital José Joaquim Fernandes, a realização de palestras de pedopsiquiatria. Às 9.00 horas, Luís Botelho, enfermeiro especialista em saúde mental, vai falar sobre "Equipas de saúde mental comunitária: ajudar a ultrapassar o risco e aumentar a resiliência", segue-se, às 11.00 horas, a intervenção de Pedro Caldeira, pedopsiquiatra, que vai apresentar "Baby Talks", um projecto de prevenção e literacia em saúde mental dirigido a adolescentes em contexto escolar.

Da parte da tarde, às 14.30 horas, realiza-se a última palestra que tem como tema "Musicoterapia", com João Laureano, psicólogo e musicoterapeuta. Em destaque a "musicoterapia" em contexto de internamento pedopsiquiátrico de adolescentes com autismo, perturbações psicóticas ou de comportamentos alimentares.

PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.