Voltar

Atualidade

Medidas anunciadas para combater a seca "aquém das necessidades”

Atualidade

Medidas anunciadas para combater a seca "aquém das necessidades”

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) diz que medidas anunciadas para combater a seca não respondem de forma eficaz às grandes dificuldades que os agricultores estão a enfrentar. Depois de se ter ido a Bruxelas “negociar” apoios, para a agricultura portuguesa minimizar os efeitos da seca, “a montanha pariu um rato”.

A CNA assegura que são necessários e urgentes apoios financeiros extraordinários para os agricultores que se encontram asfixiados devido ao aumento de despesas com a alimentação animal ou com a rega. Situações agravadas pela subida brutal, nos últimos meses, dos preços das rações, dos adubos e dos fertilizantes, do gasóleo ou da eletricidade.

As ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) são adiadas para outubro e neste contexto a CNA exige que sejam implementadas medidas que venham reforçar capacidade financeira dos agricultores.

No entender da Confederação estas medidas passem pela atribuição de ajudas a fundo perdido pela perda de rendimentos e capazes de repor o potencial produtivo onde este tenha sido afetado.

Reclama, ainda, a criação de ajudas à alimentação animal para minimizar as dificuldades decorrentes da escassez de pastagens, fenos e palhas, e dos elevados custos com rações – sem esquecer a alimentação das abelhas afetadas pela diminuição da floração.

A CNA não compreende e não pode deixar de sublinhar, mais uma vez, que o Governo está a prejudicar os agricultores e a desrespeitar a Assembleia da República. Justifica que tal sucede por não concretizar a medida da “eletricidade verde”, aprovada no Parlamento e que deveria estar em vigor desde 1 de Janeiro.

Reclama também a CNA o aumento do desconto no gasóleo agrícola.


Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.