Voltar

Política

Seis municípios do distrito de Beja ainda não aceitaram competências de educação

Política

Seis municípios do distrito de Beja ainda não aceitaram competências de educação


“Dos 14 municípios do distrito de Beja seis ainda não aceitaram as competências na área da educação”, avança o Diário do Alentejo na sua última edição. Sobre a aceitação de competências que dizem respeito à área social, os autarcas querem propor o seu adiamento até final do ano. 

A partir de 1 de abril, no âmbito da lei-quadro da transferência do Estado para as autarquias locais e entidades intermunicipais, os municípios serão obrigados a aceitar as competências na área da educação. No entanto, segundo o que se pode ler no DA, os autarcas “consideram que a transferência na área da educação acarreta grandes responsabilidades para os municípios e que todas as matérias devem estar previstas nos valores a transferir pelo Estado”. 

Este processo de transferências está a decorrer desde 2019 abrangendo no total mais de 20 áreas para os municípios, das quais grande parte já foi assumida. As quatro que envolvem a transferência por meio de Orçamento de Estado 2022 são a saúde, educação, ação social e cultura. 

As câmaras municipais informaram que, dos 14 municípios do distrito de Beja, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola e Ourique já aceitaram as competências na área da educação. Os concelhos de Aljustrel, Cuba, Moura, Odemira, Serpa e Vidigueira irão fazê-lo a partir de 1 de abril. 

Ainda no âmbito das transferências na área da educação, transitarão 57 funcionários para a Câmara de Aljustrel, 50 para a de Cuba, 35 para a de Mértola, 99 para a de Moura e 130 para a de Serpa.  

Relativamente à área de ação social, os municípios encontram-se preocupados, em particular com o RSI e com todo o acompanhamento que a implementação da medida implica. Os autarcas dizem que irão propor “o adiamento da transferência até ao final do ano.” 

Sobre esta temática, o Grupo Parlamentar do PAN fez chegar um comunicado à comunicação social, em que defende o adiamento do processo de descentralização para a esfera dos municípios, invocando um incumprimento de obrigação legal por parte do Governo. 

O comunicado refere que passado há muito o prazo de um ano após a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, “verifica-se que não só não existe a divulgação pública dos resultados do trabalho da comissão técnica de desenvolvimento, como também não houve a aprovação das portarias legalmente imposta pelo mencionado diploma”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.