Voltar

Sociedade

EAPN Portugal promove "mais de 130 iniciativas para combater a pobreza e a exclusão social"

Sociedade

EAPN Portugal promove "mais de 130 iniciativas para combater a pobreza e a exclusão social"

Até dia 24 deste mês, a EAPN Portugal / Rede Europeia assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se celebra hoje, 17 de outubro, com mais de 130 iniciativas. Deste conjunto de eventos, arranca nesta terça-feira o XV Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, em Coimbra.

Esta é uma data em que organização aproveita para reforçar a urgência, no combate à pobreza, de se passar da legislação à ação. Destaca, ainda, a necessidade de existirem medidas estruturais para erradicar a pobreza em Portugal assente numa ética humanista. A Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social tem como objetivo “sensibilizar a população para a pobreza e a exclusão social”, através “do trabalho em rede e em parceria, mobilizando todos para aquilo que o combate à pobreza deve ser: um desígnio nacional”, refere a Coordenadora Nacional da organização, Maria José Vicente.

O Fórum Nacional da EAPN Portugal é um momento de diálogo e de reflexão com as pessoas em situação de pobreza e com as entidades responsáveis pelas políticas sociais. Os temas variam de ano para ano, conforme o contexto atual da pobreza e da exclusão social em Portugal, em harmonia com as necessidades identificadas pelas pessoas em situação de pobreza.

O mote da iniciativa deste ano é “O Combate à Pobreza: um Desígnio Nacional”, no qual os cidadãos pretendem promover a reflexão com os partidos políticos sobre a implementação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. Dá, também, ênfase não só aos problemas estruturais do país que todos já conhecemos, mas aos outros que se somam e que decorrem da conjuntura internacional. Problemas que já estão a ter, e vão ter no futuro, um impacto muito significativo no bem-estar e nas condições de vida dos portugueses. A subida dos preços da energia, dos bens alimentares, dos combustíveis são evidentes e geram impactos´ diretos e imediatos nas famílias. Impactos que vão estar refletidos numa publicação a ser lançada no dia 18 com o título “Que Vida É Esta?” da autoria do Conselho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal.

A EAPN - European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de organizações europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal. Criada em 17 de dezembro de 1991, a EAPN Portugal centra o seu trabalho de combate à pobreza e exclusão social através de ações nas áreas da participação, investigação, projetos, sensibilização, formação, capacitação e influência política. A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais e um regional, na Madeira.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.