Voltar

Cultura

Serpa assinala 100 anos do nascimento do humorista SAM, com exposição na Galeria Municipal

Cultura

Serpa assinala 100 anos do nascimento do humorista SAM, com exposição na Galeria Municipal

Foto: Facebook CM Serpa

A exposição “Não se ria. O humor é um assunto muito sério” – 100 anos de SAM pode ser vista na Galeria Municipal de Arte Contemporânea (GMAC), em Serpa, até ao dia 1 de outubro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

Esta mostra foi desenvolvida pelo Museu Bordalo Pinheiro, em parceria com a família de Samuel Azavey Torres de Carvalho, conhecido como SAM, "artista multifacetado que marcou a cultura portuguesa com os seus cartoons, artes plásticas e esculturas, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento", sublinha a Câmara Municipal.

Biografia de SAM:

"Samuel Azavey Torres de Carvalho nasceu em Lisboa a 31 de janeiro de 1924. O humorista começou o seu percurso nas artes plásticas com 44 anos. De entre o rol de personagens que celebrizou, destaca-se o Guarda Ricardo, que nasce em 1971 no Notícias da Amadora. Desde então, os cartoons de SAM passam a marcar presença habitual na imprensa nacional. E surgem outras personagens marcantes, como Heloísa ou Margueritte.

O humor e a sua sátira também encontram expressão nas Artes Plásticas, através da criação de objectos absurdos, tais como funis, cadeiras, torneiras ou enxadas que se transformam e ganham novos significados. Quem hoje passeia pelo Campo Grande, em Lisboa, não ficará indiferente à fonte-escultórica Infância. Muitos se lembrarão dos “FiImezinhos do SAM”, com Mário Viegas e Vítor Norte, que em 1989 fizeram rir os telespectadores da RTP em horário nobre. SAM deixou-nos a 21 de fevereiro de 1993, com um legado de cerca de seis mil cartoons, um milhar de objectos artísticos e dezenas de livros", divulga, também, o Município. 



PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.